Pesquisar neste blog

segunda-feira, novembro 30, 2009

Avesso do bordado

Quando Maria Bethânia surge caminhando sobre um lago de pétalas (alimentado por uma fonte de rosas vermelhas) ela é mais que uma cantora: ela afirma que a canção é seu destino. Ela segue a lei do amor pela (via da) canção.
"Festa, amor, devoção" - título de seu mais recente espetáculo - traça um perfil introspectivo da artista: brejeira-sertaneja, nua para si e, de todo modo, feita na Bahia (dos terreiros e das igrejas, do Carnaval e do São João, de João Gilberto e do Olodum). Maria Bethânia se mostra generosa com seu público e com a vida, exatamente porque faz da canção um instrumento de prazer e glória. Ela executa seu ofício com o coração vertendo mel de abelha rainha. Ela evoca saudades e lampejos de dor, passeia pelo trem do desejo, abre e fecha pontos (profusão de entidades) e vira estrela clareando os breus.
A voz de Bethânia (ou das sereias que cantam através dela) faz da saudade (de um amor, ou de um lugar) uma luz que aquece o coração. Luz inventada, torcida no ponto exato e a serviço da vida e para o fim de cada ato da existência. A dor não tem lugar e o amor que desfaz todo mal enche os espaços de alegria. Dobra-se a esquina e as perdas do caminho são superadas. Afinal, o amor não termina no final. Tristezas e saudades deixam de fazer sentido e a devoção (à vida) passa a ser alimentada.
O repertório desenha as intenções do título (três palavras-lemas de Dona Canô, mãe da cantora a quem o show é dedicado): sob as bênçãos de "Santa Bárbara", "É o amor outra vez", "Você perdeu", "Balada de Gisberta", "Domingo"... ganham forças preciosas. Aliás, as canções dos discos "Encanteria" e "Tua", bases do espetáculo, mostram muito mais vigor (certamente pela presença física de Bethânia) no palco. Apenas "Queixa" ficou um tanto passional demais, apesar de bem contextualizada.
A iluminação favorece muito o conjunto cênico. Certa hora, o palco nu (apenas com a presença quase imperceptível de um ponto de luz - pagã ou auto de fé - que desce até o centro do palco), mas repleto da voz da dona, dá espaço para uma coleção de fotografias de lugares do "interior" (sertão). A doce viola não cessa de zunir no ar os acordes que tecem os fios do destino e desfazem os nós da apatia diante das intempéries. Ao invés das saudades em brasas, a certeza de que ficar só (também) é lindo.
A pessoa é para o que nasce, Bethânia (senhora de todos os amantes das canções) sabe disso. Sonho, sol, cor, vida são os motores de seu canto. A canção e a vida agradecem.

Texto publicado no Jornal A União 28/11/2009

Entre outros, ouvi, vi e li, por estes dias:

= Show Zii e Zie (Caetano Veloso) - A platéia demorou para esquentar, mas o show é muito bom. O som tava ótimo e eu continuo implicando com o uso da asa delta no cenário. Entendo, mas acho cafona!
= Show Eu não sou nenhuma santa (Silvia Machete) - A cantora continua aprimorando sua capacidade única de presença cênica.
= Filme Alô, alô, Terezinha! - Chacrinha merece coisa melhor.
= Peça A história de nós 2 - Irretocável! É ótimo quando uma comédia é feita sem agredir a inteligência do público.
= Peça Musicomédia - Mais do mesmo, mas sempre muito bom.
= Peça Farsa da boa preguiça - Deliciosa montagem do universo de Ariano Suassuna. Elenco ótimo!
= Peça Os difamantes - Para rir do início ao fim. Muito boa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Descabivel seu comentário sobre o cenário de Zii e Zie.
a asadelta o tempo todo complementa as projeçoes sobre as viagens cariocas.
aquilo é um simbolo para o olhar de quem vê as imagens...
de praia, lapa, chuva,
para que nao fiquem unilaterais.
permite outras viagens.

ate pq ziiezie é um disco e show de muitas referencias.

.
Sobre o comentário sobre o doc. alo alo terezinha: não é sobre a vida dele, sua chegada ao mundo da teve, e morte.
.
mas a canastrice do doc. tem a ver com aquilo que se via no programa... inclusive a sexualidade feminina - a nao masculina, as chacretes, e tudo que envolvia os programas pela bandeirantes, globo, etc...
.
a ediçao do doc. é fraca, mas no geral é coerente.
.
por tanto, nao é questão de chacrinha merecer ou nao coisa melhor. alias, a parte das chacretes foram ponto alto-bafão do filme.
.

Márcia Leite. disse...

Adorei o texto sobre o novo show da Bethânia, e ele me caiu como complemento da matéria da Bravo! Digo isso porque a matéria da revista nada contemplou os discos novos. A matéria ficou muito boa, mas senti falta de detalhes sobre os discos, sobre o show. Bom ler algo sobre o show, então. Beijoo, Léo!

Leonardo Davino disse...

Anônimo, como escrevi, entendo o uso da asa, mas acho cafona. Poderiam ter encontrado outra solução para sugerir as muitas (inúmeras) referências e viagens do show.
Show que, verdadeiramente, é um deslumbre no geral.
.
Sobre o doc. também entendo (e nem esperava) que não se trata de um filme sobre a vida do Charinha. Mas continuo considerando o tratamento dado às imagens e aos depoimentos muito aquém da "anarquia (algo) tropicalista" do Programa, já que essa era a intenção.
Não considero o Programa do Chacrinha canastrão (tudo era muito bem pensado), talvez por isso eu não "aceite" a canastrice do doc.