Pesquisar neste blog

domingo, junho 10, 2012

Priscilla – o musical

Priscilla – o musical é um dos melhores espetáculos que já assisti. Falo da produção bem executada.
O rigor cênico alcança a perfeição. Os figurinos confeccionados com requintes de detalhes, a iluminação, a orquestra, as perucas, a maquiagem, as marcações, as coreografias, o texto... cada parte unida às outras com harmonia resulta em um todo emocionante e festivo, trágico e sublime.
O ônibus-personagem é um show a parte: são tantas minúcias que os olhos nem conseguem captar tudo.
A peça mostra como as questões discutidas no clássico do cinema são atemporais.
É impossível não se contagiar. Mesmo para quem não curte musicais.
E como não ser tocado pelo modo preciso com que canções do universo pop e camp - de "It's rainning men" a "We belong" e "Dancin days", passando por "Like a virgin", "Don't leave me this way", "I will survive" e "The floor show", entre outras - se oferecem como cenário à aventura que é viver?
Canções que embalaram muitas lutas individuais e coletivas. É Bernadette (Ruben Gabira) quem lembra a Adam/Felicia (André Torquato): "Para você poder ser quem é hoje eu precisei lutar muito".
Como não imaginar que se mais crianças, como Benji, filho de uma drag queen com uma dona de cassino, fossem criadas respeitando a liberdade de gênero teríamos um mundo mais solidário? E isso beneficiaria a toda a sociedade, não apenas a uma parcela, como alguns pensam e professam.
Confesso que chorei um pouquinho, entre tantos risos, vindos da alegria de me reconhecer humano e relembrando alguns momentos históricos que cada uma daquelas canções guarda. Coisas que nem "vivi", mas que estão agregadas à minha história. E pensando quantos desertos ainda teremos que atravessar? 
Tudo em Pricilla – o musical quer afirmar a vida como entrega e risco, dor e sim. E para isso as atuações apaixonadas e lúcidas de cada ator em cena são a melhor tradução. E já que citei duas das três corajosas drags, não posso deixar de citar a Tick/Mitzi (Luciano Andrey).
Priscilla – o musical é grandioso. Como a vida pode ser.

Nenhum comentário: