Pesquisar neste blog

segunda-feira, outubro 29, 2012

Dzi Croquettes em bandália


Como usuários da Língua Portuguesa, temos o privilégio de poder distinguir o "ser" do "estar". E é justamente porque sabem que estão Dzis que os atores do espetáculo Dzi Croquettes em bandália são Dzis e são croquettes.
Esta lucidez se apresenta no texto, quando logo no início um diz que "diferente dos Dzis, não nos drogamos, não bebemos e nem fazemos sexo". Esta aparente "limpeza", porém, ao invés de enfraquecer enche o espetáculo de verdade. A coragem e a entrega dos atores em cena, de se saberem prestando homenagem e se permitindo ser Dzi croquettes, são o que arrebata no espetáculo. Eles enfrentam todas as dificuldades temporais com vigor e tesão.
O corpo é o grande diferencial. Os Dzis tinham os corpos afetados pelo contexto da época, assim como os atores de agora. E isso diz muito, tudo, ou quase tudo de um grupo que radicalizou as normas do que é ser e estar nos trópicos.
Dado o novo jeito de corpo dos rapazes, em outro momento, alguém pergunta e sugere: "Por que você está aqui? Não pense que fazendo isso algum olheiro vai querer levar você para Malhação, só por causa de ser corpo?". O "isso" que ele destaca é exatamente a liberdade total. Afinal, como sabemos, a revolução libertária dos Dzis estava na rebelião antropofágica pelo corpo, nos modos de usar o corpo.
Se hoje falta a vivência em comunidade, sobra a vontade de ser de Pedro Valério, Leandro Melo, Franco Kuster, Thadeu Torres, Cleiton Morais, Udylê Prócopio, Sonny Duque, Kiko Guarabyra e Kostya Biriuk. Com a fundamental direção musical de Demétrio Gil.
Brasilidades, latinidades, africanidades, tropicalidades, rap (como atual força de contestação), cabem no roteiro brilhantemente montado, orquestrado, atuado e vivido por Ciro Barcelos. Do ponto de evocação à Maria Padilha até Carmen Miranda, passando pelo nosso teatro rebolado, o roteiro de Ciro alinhava signos do que somos, mas que o pseudo discurso politicamente correto teima em apagar, em prol de um também falso progresso das relações interpessoais. O Dzi coquettes continua a repudiar o reducionismo tacanho das possibilidades de ser e estar.
E como é bonito ver Ciro sobre a projeção de imagens de Lennie Dale dançando, ou os atores dando sequência a uma cena que parece sair da tela direto do túnel do tempo para afetar o coração de quem está no palco e na plateia. E como não se deslumbrar com o figurino criado por Cláudio Tovar? E não se emocionar com Bayard Tonelli declamando, transmutado na borboleta do texto, os seus versos: "Borboletas sangram / sofrem choram / E se desesperam // Mas nunca desistem de voar"?
E se alguém acha que não há sentido de ser ter a retomada e a valorização permanente daquilo que o Dzi Croquettes é, deixo a pergunta: Quem diria que depois da revolução promovida por eles nos palcos, como uma urgência clamada pelas ruas, estaríamos em 2012 assistindo a candidatos discutindo a legitimidade, ou não, de "kits gay"?
Se antes a resistência era contra a ditadura e suas atrocidades, agora é contra a caretice – resquício daquela. Encaretamos muito. E o espetáculo Dzi Croquettes em bandália está aí – atento e forte – para dizer sim ao sim, e não ao não. Se você quer experimentar isso, vá até janeiro ao Teatro do Leblon.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi e adorei o espetáculo, tudo muito bem coreografado sem perder a espontaneidade. Vale a pena conferir.