Pesquisar neste blog

quinta-feira, dezembro 01, 2011

DVD Sexo MPB

Ficou mesmo muito difícil distinguir uma cantora de outra, tão parecidas são suas vozes e trejeitos ao cantar.
Felizmente temos pesquisadores atuantes e apaixonados por Canção Popular Brasileira como Rodrigo Faour, cuja vida tem sido dedicada a pescar pérolas. Algumas raríssimas, só percebidas por quem tem uma sensibilidade realmente forjada na pesquisa séria e na vivência entre a diversidade vocal brasileira.
Entre tantos trabalhos importantes, chamo atenção ao registro do prêmio-festa-show Sexo MPB recém lançado. Mostrando que o tesão não está apagado, como o "bom-gosto" de alguns críticos querem fazer crer, Faour reuniu no mesmo palco artistas de tempos, espaços e estilos diversos, a fim de celebrar e reconhecer o trabalho de cada um deles e suas tentativas bem sucedidas em manter a alta temperatura da canção feita no Brasil.
Gravado no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro, em setembro de 2010, o DVD Sexo MPB é um luxo para os ouvidos e olhos de todo interessado em canção. Com ar descontraído e clima de intimidade, que só Faour consegue entre seus convidados, os artistas passeiam e se alegram em cada cena.
Anárquico, porque feito para ser um encontro cheio de improvisos e viçoso, o DVD Sexo MPB aprecia cantores cujo brilho vocal ainda se mantem aceso, apesar de distantes dos holofotes midiáticos massivos.
É o caso de Lana Bittencourt, por exemplo, e sua voz rara em tempos de autotune.
Mas há muitos outros momentos singularmente belos e só passíveis de apreciação apenas neste DVD.
Manhoso fazendo "O modo de usar (Só capim canela)"; Alcione cantando "Sabiá Marrom", de Paul Mauriat, Pierre Delanoe, Totonho e Paulinho Rezende, lendo a letra, tanto tempo fazia do encontro da canção com a voz da cantora; Márcia Castro cantando - como só ela faz - "Vergonha", de Luciano Salvador Bahia; Eliana Pittman e seus floreios vocais em "Chuva", de Durval Ferreira e Pedro Camargo; Fernanda Abreu e sua carioquice intrínseca encarnando um blend paulista de Rita Lee; sem falar das Frenéticas desbundando com "É que nessa encarnação eu nasci manga, de Luli e Lucina; e da libido à flor da pele em Edy Star cantando "Claustrofobia", de Roberto e Erasmo Carlos.
E ainda tem Ângela Ro Ro, Toni Garrido, João Roberto Kelly, Eliana Pittman, Cláudia, Perla, Fátima Guedes, Pedro Paulo Mauta, Alfredo-Del-Penho, Márcio Gomes e Ademilde Fonseca.
O DVD Sexo MPB é um registro de importância inegável e cheio de tesão pelo objeto exposto: as canções e seus cantores, todos grandes artistas na mitologia da linha evolutiva de nossa canção popular.
Fico ansioso pelo próximo DVD Sexo MPB: um momento imprescindível emoldurado de muito tesão e afeto em que Rodrigo Faour lança luz sobre artistas que nunca deveriam ter saído do foco dos holofotes.

Nenhum comentário: