Pesquisar neste blog

terça-feira, outubro 23, 2007

Um Gringo em exposição

Sob a curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda e Eva Doris Rosental, está em cartaz só até dia 04 de novembro, no Centro Cultural Correios, no Rio, a exposição “Gringo Cardia de Todas as Tribos”.
Trata-se na verdade de um portfolio de quase três décadas da produção de Gringo Cardia, designer gráfico, cenógrafo, arquiteto, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro, de desfile de moda, entre outras atividades.
Gringo Cardia de Todas as Tribos” conta o percurso deste artista multimídia, desde suas inspirações às realizações nas artes cênicas, na dança – com a sempre parceira Deborah Colker, além da Intrépida Trupe –, na música, no cinema, em vídeo, design, design gráfico, videografismo, moda e TV.
A mostra reúne maquetes, clipes e vídeos, capas de discos, figurinos, fotografias e peças gráficas.
A exposição dedica um espaço especial a uma amostragem dos mais de 50 videoclipes assinados por Gringo, junto com suas criações em videografismo.
Já o núcleo da arte da periferia reúne seus trabalhos junto ao AfroReggae, à Central Única das Favelas (CUFA), ao Hutúz, e à escola Spectaculu, de arte e tecnologia – dirigida junto com a atriz Marisa Orth – e que integra cerca de 350 alunos adolescentes que aprendem computação gráfica, vídeo, fotografia, design gráfico e consciência crítica.
O gaúcho Gringo Cardia, hoje com 50 anos, começou a desenhar cartazes, convites e programas para o show business no final de 1970. Desde então, passaram pela sua íris de muitos arcos centenas de eventos e artistas. Maria Bethânia, Marisa Monte, Chico Buarque, Rita Lee, Xuxa, Skank, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marina Lima, entre outros. Mais de 100 peças de teatro tiveram cenário assinado por ele.
Na moda, dirigiu e cenografou desfiles, na São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio. Destaco ainda em seu currículo o luxuosíssimo Museu das Telecomunicações no Rio de Janeiro, instalado no prédio da Oi Futuro.
Se a contemporaneidade é realmente marcada pelo produto das inter-relações de diversas mídias, essencialmente visuais: a televisão, o vídeo, o cinema, o DVD, a música, a telefonia, o rádio, os jornais e revistas impressas, a fotografia, a internet, o plasma, a arte de Gringo Cardia exemplifica e tematiza bem isso. Mas há sempre uma nostalgia por traz de sua obra, basta atentar para suas inspirações. Unir clássico e ultra-moderno, cult e pop é o que se percebe como meta do artista.
É, sem dúvida, uma oportunidade excelente de observar não só o produto final, mas todo o processo de feitura das obras, a partir das influências e matrizes, deste designer da linguagem visual.
Vale muito a pena conferir.
Lembrando: só até 04 de novembro. Não perca tempo!

RODAPÉ:
Está em cartaz nos cinemas desde sexta-feira “Superbad”, do mesmo diretor de “O virgem de 40 anos”. O filme tem sido aclamado como a melhor comédia do ano. Até o bonequinho de O Globo está aplaudindo de pé. Aliás, o "crítico" confundiu o estilo rapper do jovem americano de hoje falar com o estilo de Woody Allen... Porém, longe de todos os confetes midiáticos, que tão bem entendemos, e mesmo com um elenco desempenhando bem os razoáveis papéis que lhe cabem, o filme não passa de apenas mais uma comédia sobre o quão é desconcertante ser jovem. E no saldo final, apenas proporciona umas poucas risadas.

2 comentários:

cosmesousa disse...

estive no espaco dos corrios e vi a exposicao. Uma das mais belas e criativas, dorei mesmo!!!!!

Anônimo disse...

waste felt scotparl prefer policemen frontieres fossils meri localized which justifying
lolikneri havaqatsu