Pesquisar neste blog

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Muitos assuntos

Cometi a imprudência de ir a uma agência bancária pagar uma conta, numa segunda-feira, pela manhã. Não deu outra. Enfrentei uma fila interminável e confusa. Fiquei no rabo dela, sem nada para ler além do boleto de pagamento, o que me permitiu observar coisas ao redor.
Como falei, o lugar estava confuso, mas eis que, do nada, uma senhora começa, por conta própria, a arrumar o povo dentro daquelas listras amarelas. Quando ela pedia, toda solícita, alguns nem olhavam e nem se mexiam. Outros, olhando ou não, atendiam ao apelo. Alguns riam e questionavam “de que vale isso?”, no que ela deu a resposta que eu não esperava ouvir “para ficar mais bonito”. Isto mesmo, aquela senhora, no meio de tantas (muitas) pessoas, em uma fila de banco, quase meio-dia, estava preocupada em tornar o lugar mais organizado, “mais bonito”.
Pois não é que ela, além de deixar a fila em ordem, ainda agüentou o mau humor de alguns, retribuindo com um sorriso e um “muito obrigado”. Fiquei tão impactado com a presença daquela delicadeza perdida que precisava registrar. É um achado, é uma agulha no palheiro. Ou, como diriam alguns, uma "atitude de beija-flor", fazendo sua parte para manter a engrenagem da vida mais "bonita".
E por falar em beija-flor, por que será que eu não me surpreendi com a vitória da Beija-Flor, no carnaval do Rio? Não tenho nenhuma escola preferida, o que me permite olhar com imparcialidade o quanto até o carnaval está encaretando. Escrevo “até”, porque tenho observado isso na arte de uma forma geral. Penso que, a priori, a moda do discurso politicamente correto em arte só serve para deixá-la estagnada.
Mas enfim, a Beija-Flor fez um desfile técnico, lindo, perfeito! Nenhuma inovação, nenhuma ousadiazinha, nada que a fizesse correr risco. Assim, atendeu a todos os quesitos observados pelos jurados. Ganhou!
Mudando um tiquinho o rumo desse texto, mas sem deixar de falar em pessoas que embelezam a vida, este ano Guimarães Rosa completaria 100 anos. O Oi Futuro Rio começou a comemorar a data, neste fim de semana que passou, com uma série de leituras dramáticas feita pelo Grupo Hombu. Estive lá na sexta e fui presenteado com a leitura do conto “A terceira margem do rio”.
Particularmente, não consigo ler uma frase sequer de Rosa sem me emocionar. Não só pelo que escreveu, mas pela forma como escreveu. Com toda a propriedade de (des)estruturar, virar e mexer na língua portuguesa falada no Brasil. Foi o contato com os textos de Rosa que me convenceu de que trabalharia com Literatura.
Não vou fazer nenhum resumo, nem tampouco nenhuma análise do conto. Por mais que o leia, ou leia coisas escritas sobre ele, ainda não me sinto satisfeito em relação à dimensão estrutural e semântica desta lindeza. Sugiro que leiam. Aliás, Caetano Veloso e Milton Nascimento criaram uma linda canção homônima, em homenagem a “A terceira margem do rio”. Vale a pena ouvir.
A propósito, “Mirar e ver”, nome deste blog, para quem não sabe, é uma homenagem a Riobaldo, personagem do grande “Grande Sertão: Veredas”. No livro, ele sempre chama a atenção de seu interlocutor usando a expressão “mire veja”.

E não posso findar este post sem dar o crédito da imagem da semana. Trata-se do flagra do fotógrafo Custódio Coimbra, de O Globo, obtido ontem, durante a tempestade tropical que assolou/assustou o Rio de Janeiro. Incrível!

PS: Para comemorar o centenário de Guimarães Rosa, a partir da semana que vem encerrarei os posts sempre com um trecho curto do “Grande Sertão: Veredas”, para a gente se deliciar durante o ano que começa extra-oficialmente hoje, primeira segunda-feira depois do carnaval.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Leo
Concordo que o carnaval tá ficando careta, sério demais, profissional demais, saudade de Joãozinho trinta levando o lixo como luxo entre outras...
"Mas enfim, a Beija-Flor fez um desfile técnico, lindo, perfeito! Nenhuma inovação, nenhuma ousadiazinha, nada que a fizesse correr risco. Assim atendeu a todos os quesitos observados pelos jurados. Ganhou!"
Horrível!
Bjs do Ricardo.

Unknown disse...

oi leo,
precisamos de mais beija-flores em nossa vida, ne nao? mais ainda, deveriamos ser beija-flores!
adorei o texto.
um abracao
Carol(campinas-sp)

Robson de Moura disse...

Oi Leo!!! Consegui, ehehehe!!!

Então, triscando a beleza da agulha que você achou num palheio bagunçado e feio, semanas atrás li um artigo intitulado A Beleza Merece Viver que pega uma carona imensa no que o seu olho captou do olho daquela senhora. Vale a pena dar uma olhada. Vou tentar postar o link pra ti, dê um look:

http://ghiraldelli.wordpress.com/tag/kant/

Um beijo, e que venham os Rosas!

Henrique Oliveira disse...

Fala queridão! Guimarães Rosa é sempre bem vindo! E já teve o prazer de assistir a adaptação do conto citado para o cinema? Vale a pena, nem sei se há em dvd, mas é emocionante, elenco ótimo.

Henrique Oliveira disse...

E careta por careta, o meu carnaval foi o mais careta de todos! Hibernei em casa, descansei muito, aliás ando muito careta!

Forte abraço!

Unknown disse...

com todo o respeito a beija-flor, acho que nao mereceu o titulo. Eh amigo, vc tem a mesma otica e as mesma ideias qu8e tenho em se tratando do comportamento humano. Eh tao dificil...nada mais a dizer...valeu!!!

Márcia Leite. disse...

E tu é outro beija-flor, pela sensibilidade de captar esse momento lindo!

"Mire e veja: o mais importante e bonito do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão."

Guimarães maravilhoso!

Ah, eu torço pela Mangueira, acho verde e rosa uma combinação bonita hohohohoh, brincadeira! E Chico Buarque é mangueirense, mais um motivo kkkkkk. Brincadeira, de novo!

Mas sério, achei bonito a escola homenagear o frevo pernambucano. Tudo bem que em troca de muito tutu, mas o frevo tava lá, achei digno!

=)

Bjão pra tu!